quinta-feira, 3 de abril de 2014

História e Conceito da Espectroscopia no Infravermelho

Olá, como prometido, descreveremos a seguir, um pouco mais sobre Espectroscopia no Infravermelho!!!

Aqui relataremos um pouco da história para melhor compreensão do assunto.
Preparem-se, informações à caminho!!!!

Espectroscopia no infravermelho

A história da espectroscopia no Infravermelho começou no século XVII e é marcada por vários personagens importantes da sociedade antiga. Vejamos a seguir:

Isaac Newton (1643-1727)
Cientista inglês considerado um dos maiores estudiosos da história. Publicou vários trabalhos sobre mecânica, astronomia, física, química, matemática, etc. Seu primeiro artigo e último livro, foram sobre a Luz. Ao observar um prisma, concluiu que a luz branca é uma mistura de vários raios luminosos, refratados por ângulos,e em que cada um produzia uma cor diferente. Em 1672 publicou sobre a Luz e a cor. Um dos trabalhos mais importantes foi sobre a Mecânica celeste.
Friedrich William Herschel (1738-1822)
Em 1773 manifestou interesse pela astronomia.
Em 13 de março de 1781 descobriu um novo planeta que chamou de Georgium Siderus, hoje conhecido como Urano. Descoberto durante novas medições das principais estrelas com seu telescópio refletor de 2.1 m. Entre 1786 e 1802 publicou catálogos em que continham 2500 objetos observados por ele com seu telescópio. Em 1800, estuda os efeitos térmicos nas diferentes regiões do espectro. Herschel imaginou que poderia haver a existência de outros componentes da luz do sol fora da região visível para os humanos. Colocou um termômetro e notou que acima da cor vermelha, fornecia uma alta temperatura maior que a do lugar em que fazia o experimento; a região Infravermelha da região do espectro foi descoberta.

Thomas Young (1773-1829)
Físico e Médio inglês, desenvolveu várias teorias e muitas descobertas sobre em ótica e anatomia. Durante sua prática médica (Londres, 1799), descobriu como funcionava a focalização do olho humano. Em 1801, descobriu as causas do astigmatismo.
Depois de vários estudos, aplicou sua teoria de ondulatória da Luz para explicar o comportamento das ondas da luz. Sua teoria não foi aceita pelos cientistas inglês. Depois, ele e Helmholtz desenvolveram a teoria fotocromática, que postula a existência de 3 cones na retina , cada uma sensível a uma cor em particular. Thomas se envolveu em outros estudos como egiptologia e medidas de tamanhos das moléculas, medidas de tensão superficial e elasticidade.

Amigos leitores, estes são apenas, digamos, os iniciantes dos estudos sobre a Espectroscopia no Infravermelho, sugiro que para se ter uma melhor compreensão sobra a história, leiam o artigo da IFSC.

 Sem pânico!!!!!!!!!!!!! Forneceremos a bibliografia e dicas de leitura, joinha?
Você deve está de perguntando: Mas o que é mesmo Espectroscopia no Infravermelho? 

Espectroscopia no infravermelho é uma técnica (analítica) instrumental simples e rápida que pode evidenciar diferentes grupos funcionais de uma molécula. Depende da interação da mesma com a radiação eletromagnética na região do infravermelho.


Bom gente, por hoje é só. Em breve voltaremos com mais detalhes.

DICA DE LEITURA:

Datas e personagens históricos da Espectroscopia-Universidade de São Paulo Instituto de física de São Carlos (IFSC), Prof°.Dr. José Pedro Donoso; 
Livro Óptica-Isaac Newton

Bibliografia:
http://www.ifsc.usp.br/~donoso/espectroscopia/Historia.pdf
http://www.doraci.com.br/downloads/engenharia/espectroscopia-infravermelho.pdf
http://books.google.com.br/books

POSTADO POR: Terciane Soares. Acadêmica de Farmácia -Fametro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário